🌅⏰  Descubra o Fascinante Mundo da Cronobiologia!⏰🌿 | 2024

Você já ouviu falar em cronobiologia?

Cronobiologia é um ramo da biologia que estuda os ritmos biolgicos, a organização temporal dos seres vivos. Os ritmos biológicos se manifestam em todas as variáveis de um organismo e em todas as espécies vivas, até nos organismos unicelulares.

Como crianças, que nem possuem relógio, sentem fome, sono e acordam todos os dias mais ou menos na mesma hora?

A resposta está no chamado relógio biológico, ou ciclo circadiano, que dura em média 24 horas e 11 minutos, e regula as atividades do organismo ao longo do dia. Mas se os dias têm 24 horas, como esse ciclo não vai progressivamente se desregulando? É através do contato com o mundo exterior, das variações de luz ao longo do dia, que somos capazes de ajustar nossos relógios, todos os dias, com o dia astronômico. Os bebês não nascem com esse ciclo estruturado, é um processo que demora meses para se ajustar. O nosso corpo gosta de previsibilidade. Manter uma rotina regular, com horários estabelecidos para comer e dormir, faz com que estejamos alinhados com o nosso relógio biológico, garantindo uma vida mais saudável.

Onde fica esse relógio?

Nós temos um relógio principal localizado no cérebro. Mas também temos relógios periféricos em cada célula do nosso corpo!

Cronotipos

Podemos classificar as pessoas de acordo com três cronotipos: matutino, vespertino e intermediário. Pessoas matutinas costumam acordar cheias de disposição logo no início da manhã, as vespertinas são mais alertas no período da tarde ou da noite, e as intermediárias mesclam características dos dois primeiros cronotipos.

Adolescência

Uma das características da fase da adolescência é um atraso do relógio biológico. Esse atraso pode explicar o fato dos jovens, de forma geral, terem muita dificuldade em deitar e acordar cedo, apresentando um cronotipo vespertino.

Conhecer a cronobiologia nos ajuda a entender melhor nossos hábitos e a importância de uma rotina saudável para o nosso bem-estar. 🌟🌿 #Cronobiologia #RitmosBiológicos #Saúde #BemEstar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *