PROPOSTA PEDAGÓGICA (6º ao 9º ano)

fundamentalII

Diante das mudanças ocorridas com a implantação da Lei nº 11.274, aprovada em 06/02/2006, o Ensino Fundamental II também sofreu modificações nas nomenclaturas das séries:

• A antiga quinta série passou a ser denominada 6º ano;

• A antiga sexta série, 7º ano;

• A antiga sétima série, 8º ano;

• E a antiga oitava série passou a ser denominada 9º ano.

De acordo com o artigo 26 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, os currículos dos Ensinos Fundamental e Médio do Instituto utilizam os conteúdos da Base Nacional Comum, complementada por uma parte diversificada, para atender as características da sociedade, da cultura, da economia e dos alunos, abrangendo, obrigatoriamente:

• O estudo da língua portuguesa e da matemática, o conhecimento do mundo físico e natural e da realidade social e política, especialmente do Brasil;

• O ensino da arte, que constitui componente curricular obrigatório nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos;

• A educação física, como componente curricular obrigatório da educação básica, ajustando-se às faixas etárias;

• O ensino da história do Brasil, que levará em conta as contribuições das diferentes culturas e etnias para a formação do povo brasileiro, especialmente as matrizes indígena, africana e européia;

• O ensino do inglês e espanhol , como língua estrangeira moderna, incluído obrigatoriamente na parte diversificada do currículo.

Do 6º ao 9° anos do Ensino Fundamental, a atuação da Escola Rural São Vicente de Paulo privilegia a preparação do aluno para a vida, fornecendo-lhe as ferramentas necessárias para uma participação organizada e ativa da democratização da sociedade.

O Instituto tem como objetivo preparar os alunos para prosseguirem seus estudos de maneira que se sintam compromissados com sua formação, buscando enriquecer e aprofundar continuamente seus conhecimentos.

A estrutura curricular é enriquecida por temas não necessariamente ligados aos conteúdos disciplinares, mas que serão contextualizados como, por exemplo: saúde, orientação sexual, drogas, ética, cidadania, diversidades culturais, educação ambiental, política, violência, linguagens, trabalho, consumo, entre outros.

O trabalho pedagógico desenvolvido na Escola Rural São Vicente de Paulo complementa-se didaticamente meio das editoras do Brail, Construir e Moderna

A Proposta Pedagógica da ERSVP  abrange os seguintes eixos:

• Aprendizagem significativa

• Contextualização dos conteúdos

• Inter-relação da teoria e prática

• Interdisciplinaridade

• Competência leitora

• Postura crítica e reflexiva

• Desenvolvimento de competências e habilidades


HORÁRIO

ENSINO FUNDAMENTAL II (6º AO 9º ANO)

Manhã: 07h15 às 12h00


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